Governo reavalia metas para assegurar desembolso do Banco Mundial

ASCON SEPLAN
3ª Reunião do Comitê Gestor do Projeto IPF

Realizada na manhã de hoje (17) a 3ª reunião do comitê gestor do projeto “Piauí: Pilares de Crescimento e Inclusão Social”. O comitê se reúne a cada 6 meses para avaliar o andamento de ações que envolvem 11 áreas, com metas e indicadores, que devem ser cumpridos com o apoio do financiamento do Banco Mundial (IPF).
Estiveram presentes secretários e técnicos das secretarias que fazem parte do projeto e têm metas estabelecidas pelo próprio Governo do Estado e aceitas pelo Banco Mundial: Controladoria Geral do Estado (CGE), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Ouvidoria Geral, Secretarias de Administração (SEAD), Fazenda (SEFAZ), Educação (SEDUC), Saúde (SESAPI), Desenvolvimento Rural (SDR), Meio Ambiente (SEMAR), Instituto de Terras do Piauí (INTERPI) e Coordenadoria Estadual de Política Pública para as Mulheres.
O secretário do Planejamento, Antonio Neto, explica que a reunião realizada hoje na Agência de Tecnologia da Informação (ATI) teve como objetivo preparar os órgãos para a missão de meio termo. Nos meses de junho e julho uma missão do Banco Mundial estará no Piauí para fazer uma reavaliação do programa, que já se encontra na metade. “Ao cumprir 50 % do Programa o Banco permite que se faça uma reavaliação... ver se alguma meta pode ser alterada, alguns indicadores poderão ser alterados”, explica o secretário.
 O secretario ressalta ainda que a reavaliação de metas estabelecidas no início do projeto é necessária e importante para garantir o cumprimento de todas, tendo em vista que o desembolso dos recursos do banco depende do atingimento das metas.
Ele reforça a importância da análise e reestruturação das metas, levando em consideração situações estruturais, contexto interno, entre outros problemas e faz uma avaliação positiva do programa no Estado destacando resultados importantes, como por exemplo na área de regulação fundiária, na área de meio ambiente, com a criação do centro de georefenciamento - CGEO, na educação, na saúde e na área de atendimento às políticas de gênero.
“Todas as áreas estão tendo resultado e nós precisamos aproveitar esse momento para reavaliar o nosso programa e pensar quais os indicadores e metas que queremos atingir para dar continuidade a sequência do programa do banco, que vai até 2020”, diz Antonio Neto.
Na reunião foram levantados os pontos de atenção das ações de cada um dos órgãos e pontos de atenção comuns a todas as áreas e a partir de agora  serão formadas agendas para acompanhamento e monitoramento dos principais problemas enfrentados pelas secretarias.